segunda-feira, 30 de agosto de 2010


29.08.2010. - Implosão do Anel Superior da Fonte Nova.
.
Construído em 1959, o estádio Otávio Mangabeira é o mais importante do estado da Bahia. Em 2010, após (como sempre, esperaram acontecer) a terrível tragédia de novembro de 2007, os pilares do anel superior - e, obviamente, todo ele - foram ao chão em menos de 20 segundos numa implosão perfeita.
.
Parece só um monte de concreto, mas aquele espaço guarda muito da história de nossa cidade e das vidas das pessoas aqui. Por estar na região central de Salvador, todos passavam por ela a viam bem alta, do início da Bonocô, da Av. Vasco da Gama, de Nazaré, da Djalma Dutra, de Brotas, da Lapa, de todos os arredores do Dique, todos passaram por ali pelo menos umas.. mil vezes na vida!
.
Ela aguentou tudo que o Bahia precisou, até o ultimo jogo da série C, resistiu firme e forte, até o ultimo dia em que precisamos dela. Não que deixamos de precisar, pois foi FODA jogar em Feira de Santana até Pituaço ficar pronto, mas era relamente chato não poder sair depois do almoço bem tranquila pra ver o Bahia jogar, descer a J. Angelica a pé e entrar pelo portão do Dique.
.
Passaram dois anos, e a demolição prosseguiu. Era mais trsite e estranho ainda passar e ver a Fonte em carne viva, dia após dia com o trabalho das escavadeiras. Mas mesmo assim ainda dava pra ver o anel superior - O lugar que eu gostava de ficar, diga-se de passagem.

E finalmente, hoje ela foi ao chão. Mas sua magia e todo o nosso folclore continuam lá plantados, eternamente, e não desaparecerão na nuvem de poeira após a implosão. Mesmo porque, apesar de a Nova Fonte ter um novo corpo, a sua alma, os nossos corações e uma parte de seu corpo (a construção reciclará os escombros) estarão la eternamente.
.
E a implosão foi impressionante:
http://www.youtube.com/watch?v=c-BhATHztt4&feature=player_embedded
.
.
Mas a foto tinha q ser uma recordação da antiga Fonte mesmo.
Não tenho foto minha lá pq era BARRIL entrar naquela fila das barras de ferro com coisas de valor, só ia c RG e dinheiro escondido no tenis manolo kkkkk
.
MUITO OBRIGADA POR TUDO!
Até logo, Fonte!

Nenhum comentário: